Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Nova técnica de marketing da Presidenta

Ontem um dos assuntos mais comentados na internet, e fora dela, foi a participação da presidenta Dilma Rousseff no programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga. A participação, que rendeu o primeiro lugar isolado na audiência à Tv Globo, fugiu um pouco do esperado da presidente diante da população brasileira.

Com aparência séria, Dilma sempre demonstrou ser uma pessoa durona, sem sentimentos. Essa sua característica não facilitou sua campanha à presidente no ano passado. Destaco aqui, que se dependesse de seu carisma ela não estaria onde está. Dilma e sua equipe de marketing e comunicação parece que perceberam que esse jeito não agradava, e muito menos mostrava o verdadeiro espírito do povo brasileiro, que estava tão acostumado com uma visão carismática do ex-presidente Lula. 

Pensando em reverter essa situação, ela resolveu aparecer nesses programas de entretenimento, mantendo uma atuação mais próxima do público, principalmente o feminino, que tanto a presidenta diz representar.

Dilma tinha de começar a provar que  existia. Para tanto, era preciso marcar a diferença com o antecessor. Em dois temas sensíveis, fez-nos vislumbrar outra orientação — “controle da mídia” e política externa —, mas a diferença maior foi mesmo de estilo. Se Lula era falastrão, ela é silenciosa; se Lula era um provocador permanente, ela flerta com alguma forma de conciliação; se Lula “não sai da mídia”, assumindo o papel de animador político da máquina do governo, ela optou pelo perfil da gerente — bastante explorado na campanha eleitoral, é verdade.

Agora, começa a popularização da “Dilma por Dilma”, não mais a “Dilma por Lula”. Não será ele a dizer o que acha dela, mas ela a falar de e por si mesma. Nesse sentido, o gancho do Dia Internacional da Mulher é perfeito. Eis, afinal de contas, um papel que o Apedeuta não pode assumir: o de mulher! E a melhor maneira de tratar desse assunto, é claro, não é se reunindo com Marilena Chaui, Olgária Matos, Maria Victória Benevides e Rose Marie Muraro. Ana Maria Braga e Hebe Camargo são mais eficientes.

Sim isso mesmo, uma visita ao programa da Hebe já está marcada. Provando, assim, a nova técnica de marketing da presidenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Portal do VICTOR BRASIL. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator