Hoje pela manhã, ouvi várias pessoas falando que não teria em quem votar no próximo domingo (3). E a palavra que mais circulava em um “debate” político dentro do transporte público era: branco. Qual a responsabilidade de quem vota em branco? Na verdade, qual o objetivo que o voto branco tem? O que leva uma pessoa a votar em branco?
A falta de credibilidade na política brasileira tem levado muitos eleitores a anularem seus votos ou a apertarem na tecla branco da urna eletrônica no dia da votação.
A atitude, no entanto, serve apenas como um protesto, uma forma de o eleitor dizer que não quer votar em nenhuma das opções que lhe é apresentada. A famosa lenda de que se mais de 50% dos votos forem nulos e brancos, a eleição será anulada é só uma lenda. A única estatística em que eles contam é no número de eleitores que retiram de si a responsabilidade de escolher um representante para o estado ou país.
As pessoas que votam branco ou nulo, não deveriam ter o direito de reclamar ou de reprimir os políticos corruptos. Qual direito ela tem de falar de alguém ou de algo que não está tendo futuro? A única forma correta que temos para combater a corrupção é escolhendo candidatos certos, candidatos “ficha limpa”. Votando em branco, estamos tirando a possibilidade de eleger quem realmente quer fazer algo por nós.
Para mudar o cenário político brasileiro devemos escolher as pessoas certas. Então analise, estude, pesquise. Não jogue a chance de mudar o Brasil no lixo. Pois é. Votar nulo ou branco é jogar no lixo a única chance que temos, de quatro em quatro anos, de modificar esse cenário obscuro em que se encontra o nosso país.
Pense! Indague! Questione! Vote!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não curto votar em branco.
ResponderExcluiré jogar poder fora
To seguindo teu blog